5 Perfis De Clientes Que Destroem Seu Lucro
O mercado do plástico brasileiro é uma pérola em termos de marketing. O gestor raiz do nosso mercado reduz a palavra marketing à simples propaganda. Até mesmo na segmentação dos clientes, na hora de analisar a curva ABC, concentra-se exclusivamente no volume de compras, ignorando a qualidade do relacionamento comercial (marketing, de novo).
Esta visão simplista gera ineficiências operacionais significativas e compromete a rentabilidade do negócio. A velha guarda mantém um mantra que, a meu ver, é péssimo: “Não podemos perder pedidos!”. A consequência é esta falta de nicho generalizada em toda a cadeia. Gestor raiz foca apenas no valor de compra do produto, custo de produção e valor final de venda.
Veja bem, estou falando da maioria, não todos. Sabemos que dentro da conversão há, sim, convertedores com focos maiores em embalagens específicas. Porém, mesmo assim, o produto fala mais alto. Minha relação aqui é sobre “nichar” baseado no relacionamento com o cliente.
Vender para todos implica perdas de margem. Alguns comportamentos de clientes são maléficos ao seu negócio. Não obstante, percebo a dificuldade de dizer “não” a este grupo de clientes onerosos dentro das empresas do nosso ramo.
Finance and Economic Strategist
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